Sobre Mim
Quem Sou Eu?
Sou acima de tudo, Cuidadora do Ser.
Quem Sou eu?
Rita de nome, sou uma aprendiz da Vida e da Morte e sigo os ciclos da Natureza. Formei-me em Psicologia Social que exerci durante muitos anos, tendo trabalhado acima de tudo em Organizações Não Governamentais para apoiar países e pessoas em situação de pobreza. O que me moveu sempre foi a justiça e a solidariedade social e durante um curto período acreditei que era possível mudar o mundo. Vivi em contextos desafiantes de África e no Médio Oriente até chegar ao limite da minha saúde física, mental e emocional e um burnout me fazer parar a minha carreira e a minha vida.
Estávamos em finais de 2016 quando voltei a Portugal e durante um ano estive desnorteada a ver os papéis que tinha criado para mim a caírem um por um. Nesse processo de morte e renascimento, o que me salvou foi a dança e a massagem terapêutica, ainda que na altura não imaginasse que em breve daria um salto de Fé ao escolher-me a Mim e começar a mudança a partir da minha verdade interior.
Sem surpresa, foi a partir do Corpo que escolhi estar ao serviço do Ser, enquanto terapeuta corporal e energética certificada em diferentes metodologias. Ofereço uma abordagem holística a quem busca bem-estar, auto-conhecimento e reconexão espiritual e acredito na sabedoria do corpo para os processos de cura. Criei o espaço Terra em Ti com essa finalidade, acreditando que a mudança começa em nós e que a cada passo que damos inspiramos outros como faróis de Luz no horizonte.
Quais as linhas com que teço o meu trabalho ao serviço do Ser?
Os serviços que disponibilizo visam ajudar-te a conectar com o corpo e o Ser, estar presente no Agora e acolher as partes de ti esquecidas, acompanhar-te nas tuas mortes e lutos, a restaurar o equilíbrio dos teus corpos físico e energéticos mais subtis e permitir-te libertar o que já não precisas carregar contigo ao mesmo tempo que aceitas tudo o que És.
Em consciência, cada um reconhece e desperta respostas internas de cura.
Bem-vindo(a) a Casa!
O MEU PERCURSO
Desde que me lembro sempre questionei quem Sou.
Durante muitos anos procurei essa resposta no mundo exterior, definindo-me a partir dos papéis que ocupava, desde o mundo familiar, ao social ou do trabalho. Nos últimos anos, tenho vindo a despi-los, mantendo essa mesma questão: quem sou para lá do que faço e do que represento para outros (a filha, a mulher, etc), para além do que me condiciona ainda?
Quem sou?
A resposta encontrei-a no coração, o grande Mestre. Nesse retorno a casa, o caminho fez-se grande parte a partir da atenção, cuidado e reconexão com o corpo. A partir desse espaço, e desde 2017, tenho vindo a assumir de forma plena o caminho que me realiza no serviço aos outros tal como sou - alguém que a partir do toque, do movimento corporal e respiração, da energia se conecta de forma intuitiva e fluida com as camadas e energias mais subtis que nos compõe, acedendo a espaços de transmutação e cura. A vida conduziu-me a explorar muitas práticas, desde a medicina tradicional chinesa ao reiki, a cura pelos cristais, a meditação e a dança. Na área das massagens, comecei pelo shiatsu, tendo posteriormente explorado a ayurvédica e as fáscias até encontrar a massagem Thai Yoga e as taças tibetanas. O meu fascínio pela Verdade do Corpo tem sido o fio condutor desta viagem. Muitas vezes a mente manipula-nos, as emoções condicionam-nos, mas se observarmos com atenção, o corpo não mente. Ele fala connosco, primeiro de forma muito subtil, até gritar no plano físico se não o escutarmos (lançando sinais em forma de doenças). Hoje, desenvolvo um trabalho de Corpo Inteiro, terapêutico e integrado nos conhecimentos que fui adquirindo nesta viagem e nas minhas muitas mortes, evoluindo em constância com a espiral que é a Vida.
