Sobre Mim

  • Em silêncio o corpo fala uma história.. Acumula experiência de muitas vidas e mortes. Em cada recanto seu vivem memórias, esquecidas e perdidas no tempo.

    Rita Aleixo

  • Onde há tensão vive um vazio. Onde há excesso reside carência. Onde há controlo gela a rigidez. Onde há negação cresce doença.

    Rita Aleixo

  • O corpo não é um objecto que se possui. Ele faz parte de quem somos nesta existência. Caminhemos do Ter ao Ser.

    Rita Aleixo

Quem Sou Eu?


Sou acima de tudo, Cuidadora do Ser.

Quem Sou eu?

Rita de nome, sou uma aprendiz da Vida e da Morte e sigo os ciclos da Natureza. Formei-me em Psicologia Social que exerci durante muitos anos, tendo trabalhado acima de tudo em Organizações Não Governamentais para apoiar países e pessoas em situação de pobreza. O que me moveu sempre foi a justiça e a solidariedade social e durante um curto período acreditei que era possível mudar o mundo. Vivi em contextos desafiantes de África e no Médio Oriente até chegar ao limite da minha saúde física, mental e emocional e um burnout me fazer parar a minha carreira e a minha vida.

Estávamos em finais de 2016 quando voltei a Portugal e durante um ano estive desnorteada a ver os papéis que tinha criado para mim a caírem um por um. Nesse processo de morte e renascimento, o que me salvou foi a dança e a massagem terapêutica, ainda que na altura não imaginasse que em breve daria um salto de Fé ao escolher-me a Mim e começar a mudança a partir da minha verdade interior.

Sem surpresa, foi a partir do Corpo que escolhi estar ao serviço do Ser, enquanto terapeuta corporal e energética certificada em diferentes metodologias. Ofereço uma abordagem holística a quem busca bem-estar, auto-conhecimento e reconexão espiritual e acredito na sabedoria do corpo para os processos de cura. Criei o espaço Terra em Ti com essa finalidade, acreditando que a mudança começa em nós e que a cada passo que damos inspiramos outros como faróis de Luz no horizonte.

Quais as linhas com que teço o meu trabalho ao serviço do Ser?

Os serviços que disponibilizo visam ajudar-te a conectar com o corpo e o Ser, estar presente no Agora e acolher as partes de ti esquecidas, acompanhar-te nas tuas mortes e lutos, a restaurar o equilíbrio dos teus corpos físico e energéticos mais subtis e permitir-te libertar o que já não precisas carregar contigo ao mesmo tempo que aceitas tudo o que És.
Em consciência, cada um reconhece e desperta respostas internas de cura.
Bem-vindo(a) a Casa!

O MEU PERCURSO

Desde que me lembro sempre questionei quem Sou.

Durante muitos anos procurei essa resposta no mundo exterior, definindo-me a partir dos papéis que ocupava, desde o mundo familiar, ao social ou do trabalho. Nos últimos anos, tenho vindo a despi-los, mantendo essa mesma questão: quem sou para lá do que faço e do que represento para outros (a filha, a mulher, etc), para além do que me condiciona ainda? 

Quem sou?

A resposta encontrei-a no coração, o grande Mestre. Nesse retorno a casa, o caminho fez-se grande parte a partir da atenção, cuidado e reconexão com o corpo. A partir desse espaço, e desde 2017, tenho vindo a assumir de forma plena o caminho que me realiza no serviço aos outros tal como sou - alguém que a partir do toque, do movimento corporal e respiração, da energia se conecta de forma intuitiva e fluida com as camadas e energias mais subtis que nos compõe, acedendo a espaços de transmutação e cura.  A vida conduziu-me a explorar muitas práticas, desde a medicina tradicional chinesa ao reiki, a cura pelos cristais, a meditação e a dança. Na área das massagens, comecei pelo shiatsu, tendo posteriormente explorado a ayurvédica e as fáscias até encontrar a massagem Thai Yoga e as taças tibetanas. O meu fascínio pela Verdade do Corpo tem sido o fio condutor desta viagem. Muitas vezes a mente manipula-nos, as emoções condicionam-nos, mas se observarmos com atenção, o corpo não mente. Ele fala connosco, primeiro de forma muito subtil, até gritar no plano físico se não o escutarmos (lançando sinais em forma de doenças). Hoje, desenvolvo um trabalho de Corpo Inteiro, terapêutico e integrado nos conhecimentos que fui adquirindo nesta viagem e nas minhas muitas mortes, evoluindo em constância com a espiral que é a Vida.